top of page

Tuberculose latente e Imunossupressores

Se você tem uma doença reumatológica autoimune e está em uso de imunossupressor, é muito provável (e até recomendável) que seu médico tenha pedido um teste de tuberculose para você antes do início do tratamento.

Você sabe o motivo disso? Vem cá que eu te explico!


A tuberculose, uma doença infecciosa causada por uma bactéria, é muito comum no nosso país. É bastante provável que, ao longo da sua vida, mesmo sem saber, você já tenha tido contato com esta bactéria. Acontece que o nosso super sistema imunológico, nosso exército de defesa, consegue deixar a bactéria da tuberculose "presa", controlada, incapaz de causar doença no nosso corpo. Ela fica lá inativada, sem causar mal algum. Mas ela está lá. Chamamos isso de "tuberculose latente".


Os medicamentos usados para tratar doenças autoimunes sistêmicas tem como alvo de ação este sistema imunológico, muitas vezes diminuindo algumas vias da imunidade justamente para controlar a doença autoimune, que é causada pelo próprio sistema imunológico. Acontece que, dependendo do mecanismo de ação do imunossupressor escolhido, podemos "abaixar a guarda" com a bactéria da tuberculose que está presa e libertá-la, correndo o risco da tuberculose latente virar tuberculose doença mesmo, com sintomas e riscos à vida.


Por isto, antes de iniciarmos um imunossupressor, é importante fazermos um teste para saber se o paciente já teve o contato com a bactéria da tuberculose na vida, isto é, se ele tem tuberculose latente. Avaliamos isso por meio do raio X de tórax (onde buscamos "sequelas" de tuberculose, da história de exposição da pessoa (se já houve contato conhecido com pacientes com tuberculose) e por testes específicos. Os testes possíveis são o PPD (uma reação cutânea feita em 2 fases - a inoculação da substância no antebraço e a leitura da reação após 48h) e o IGRA (exame de sangue). Caso um deles venha positivo (Igra positivo ou PPD superior a 5 mm), fique calmo! Não quer dizer que você está com tuberculose e nem que não poderá receber o tratamento da sua doença autoimune. Significa apenas que devemos ter o cuidado de iniciar o tratamento da tuberculose latente antes de iniciar o medicamento imunossupressor para a doença autoimune, que poderá ser feito normalmente.


Você já passou por esta situação? Ficou assustado com a possibilidade de tuberculose?

Me conta!

53 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page