O que é Vasculite?
Vasculite significa inflamação do vaso sanguíneo. Com o vaso sanguíneo inflamado, as consequências podem ser:
1) Obstrução do vaso: a falta do sangue no território que aquele vaso sanguíneo deveria irrigar gera isquemia (morte celular por falta de sangue)
2) Hemorragia: sangramentos pela destruição da parede do vaso
3) Aneurismas: a parede do vaso sanguíneo inflamado fica mais frágil e se dilata, causando também risco de rotura, e
4) Estenoses: o processo inflamatório gera fibrose levando à perda da elasticidade natural dos vasos sanguíneos, e o fluxo sanguíneo fica reduzido.
As manifestações clínicas variam muito a depender do tipo de vaso acometido (artérias ou veias) e do calibre destes vasos. A vasculite de vasos de grandes calibres normalmente gera isquemia (falta de oxigênio) de braços, pernas e acidentes vasculares cerebrais. Quando vasos de médio calibre são acometidos, temos isquemia de dedos, do intestino, formação de úlceras, acometimento das artérias coronárias (podendo ocasionar infarto do miocárdio). Por fim, quando são os vasos de pequeno calibre o foco de inflamação, temos glomerulonefrite (inflamação dos rins), hemorragia alveolar (sangramento pulmonar), púrpura (pequenas lesões cutâneas) e inflamação das vias aéreas superiores, entre outros.
As vasculites podem ser primárias, quando os vasos sanguíneos são o foco de inflamação primária da doença, ou secundárias a outras doenças inflamatórias sistêmicas, como o Lupus e a artrite reumatoide. O tratamento envolve imunossupressão, no caso das vasculites primárias autoimunes, associado ao bom controle da doença de base no caso das vasculites secundárias.
Agora você já sabe o que significa este termo. Falarei aqui mais detalhadamente de cada uma destas doenças, acompanhe! E deixe aqui nos comentários suas dúvidas e sugestões, que são sempre muito bem-vindas!