O que é Gota?
A gota é uma doença frequente que pode complicar muito a vida de quem tem, mas que é facilmente controlável quando identificada e tratada precocemente.
Ela é causada pelo excesso de ácido úrico no corpo, que forma pequenos cristais ("pedrinhas") dentro das articulações, causando crises muito dolorosas de inflamação articular.
O ácido úrico é importante pro funcionamento do nosso corpo, todo mundo tem. O problema é quando ele está em excesso, e isso pode acontecer por:
absorção aumentada pelo intestino (muitos alimentos contém ácido úrico, que entra na circulação através do nosso intestino) ou
eliminação diminuída pelos rins - a maior parte dos casos. O ácido úrico em excesso no nosso corpo é eliminado na urina pelos rins, e quando a eliminação está diminuída o saldo fica positivo demais e ocorre a formação dos cristais.
Portanto, fatores genéticos (herança familiar) e fatores relacionados ao estilo de vida (consumo de alimentos ricos em ácido úrico e de bebidas alcoólicas) estão implicados no desenvolvimento da gota.
A gota acomete principalmente homens a partir dos 40 anos de idade, mas também pode pegar mulheres e indivíduos mais jovens em alguns casos. No começo ela causa crises principalmente nas articulações dos membros inferiores (dedão do pé, tornozelo, joelho...), que duram menos de 1 semana e se resolvem até de forma espontânea. O problema é que, com o passar dos meses e anos, se a gente não controla o nível do ácido úrico no sangue, a tendência é que essas crises fiquem cada vez mais duradouras e o intervalo entre elas cada vez menor, condição que chamamos de "gota crônica". O acúmulo do ácido úrico, nos casos mais graves, pode acontecer até fora das articulações formando os temidos tofos.
Agora a boa notícia: o tratamento da gota é super eficaz. Por ser uma doença crônica, sem cura, ela demanda o uso contínuo de medicamento. Mas o medicamento consegue deixar os níveis de ácido úrico no sangue láááá pra baixo e assim o risco de ter crise é muito pequeno, mesmo quando o paciente exagera um pouco na comida ou na bebida.
Procure um(a) reumatologista!
Você tem gota ou conhece alguém que tem? Como está o controle da doença? Me conta aqui.