Fibromialgia - entenda!
Você PRECISA conhecer a Fibromialgia.
Eu te apresento: é uma doença crônica (isto é, que não passa sozinha e não tem cura ainda) que causa dor no corpo todinho, além de alterações do sono, da memória e do humor. O problema não está no corpo todo que dói, mas na percepção da dor pelo cérebro das pessoas acometidas (por isso, é chamada de síndrome de sensibilização central). As dores sentidas pelas pessoas são constantes, com intensidade variável e por vezes com crises incapacitantes. Junto com isso vem fadiga, sono de má qualidade, memória ruim e, claro, humor péssimo.
O diagnóstico não é feito por exames, na Fibro todos os exames de sangue e imagens (ressonância dos lugares que doem, por exemplo) são normais. Fazemos alguns exames no início apenas para descartar outras doenças que possam se apresentar de forma semelhante, e depois de tempos em tempos para saber se o nosso tratamento não está fazendo mal.
Doença ruim, não? Pois agora vem o pior: as pacientes contam que por mais que as dores sejam devastadoras, a parte mais “dolorida” de ter e conviver com a Fibro é a incompreensão por parte dos familiares, colegas de trabalho, amigos e, pasmem, até de alguns médicos. “Se a pessoa está com todos os exames normais, como pode não conseguir ficar bem?”. Por isso, você precisa conhecer a Fibro. Ela tem sim essa capacidade de derrubar uma pessoa com todos os exames normais. Não, ninguém morre de Fibro, ela não “afeta e destrói” nossos órgãos como outras doenças por aí. Mas as pessoas morrem por causa da Fibro. Por não conseguirem se sentir bem, trabalhar, fazer esportes, se alimentar, se relacionar... isso tudo mata dia após dia muito mais que outras doenças por aí.
Tem tratamento! Tem como ficar bem, tem como melhorar, tem como viver sem dor. Ele envolve medidas farmacológicas (medicamentos) e não farmacológicas, e ambos são essenciais. Se você tem ou acha que tem Fibro, procure ajuda. Se você convive com alguém que tem, faça o mínimo: se informe e compreenda. Digo e repito: VIVER COM DOR NÃO É NORMAL.