Densitometria Óssea


Trata-se de um exame utilizado para estimar a massa óssea de uma pessoa, isso é, o tanto que o osso é "duro/forte" ou "poroso". Ossos porosos, com menor massa óssea, tem risco aumentado de fraturas, ainda que com traumas considerados leves ou mesmo sem trauma - você já deve ter ouvido falar, por exemplo, de um idoso que caiu da própria altura e quebrou o fêmur, certo? Agora imagine quantas vezes por dia uma criança cai, ou mesmo um jogador de futebol, e não quebra nada! Isso acontece porque a estrutura óssea, incluindo a massa, de uma criança e de um idoso é completamente diferente.

A densitometria óssea (DXA) consegue estimar a massa óssea e, assim, o risco de fraturas decorrentes de fragilidade óssea de um indivíduo. A osteoporose é uma doença silenciosa, assintomática até que haja uma fratura. O rastreio de osteoporose em pessoas consideradas de maior risco (idosos, mulheres na pós-menopausa ou com doenças que aumentem o risco, incluindo algumas doenças reumáticas autoimunes) permite fazer o diagnóstico precoce e instituir o tratamento, que é eficaz em "proteger" os ossos e reduzir o risco de fraturas por fragilidade.

Se o seu médico te pediu uma DXA, portanto, ele está pensando na sua saúde óssea e avaliando a necessidade de um tratamento específico para osteoporose. É importante lembrar que, independente do resultado da DXA e dos seus fatores de risco, algumas atitudes simples são importantíssimas para manter a massa óssea ao longo da vida: a prática regular de exercício físico (sim, o exercício, dentre tantos outros benefícios, estimula a formação óssea e protege nosso corpo da osteoporose!) e a ingesta diária adequada de cálcio na dieta, através do consumo de leite ou derivados. Mas isso é assunto pra nossa próxima conversa!

O reumatologista é treinado e capacitado para avaliar o risco de fraturas, interpretar a DXA e, se necessário, instituir o tratamento e acompanhar a osteoporose e outras doenças relacionadas ao metabolismo ósseo.


Por Drª Marília A. Dagostin - Médica Reumatologista CRM-SP 178.423

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo