top of page

Artrose (osteoartrite)

Artrose é o nome popular da Osteoartrite (OA), a doença articular mais frequente de todas. A OA é uma doença degenerativa da cartilagem articular - de forma simplificada é o "desgaste" da articulação. O principal fator de risco é, de longe, a idade - quanto mais velho o indivíduo, maior a probabilidade dele ter OA.


O envelhecimento é um processo natural, esperado e bem-vindo. Do mesmo jeito que o nosso corpo envelhece por fora (rugas, cabelos brancos...), ele também envelhece por dentro. Este processo idealmente acontece de forma indolor e fisiológica. Na osteoartrite, no entanto, o desgaste da articulação provoca dor e limitações às atividades diárias. Em outras palavras, é o envelhecimento patológico das articulações.


Além da idade, outros fatores aumentam o risco do desenvolvimento de OA: a obesidade, o sedentarismo, e doenças ou traumas articulares prévios (por exemplo, alguma artrite) também são fatores importantes a serem considerados.


O principal sintoma da OA é a DOR articular, que surge principalmente aos esforços (quando usamos a articulação acometida) e também quando estamos parados por um tempo e vamos começar o movimento (ex: levantar-se do carro após uma viagem longa). Também pode haver aumento do volume articular, crepitações (aquele "crec" quando você faz o movimento) e restrição do movimento, nos casos mais avançados.

Um indivíduo pode ter OA localizada, quando acomete de forma importante apenas uma articulação (joelho, quadril e mãos são as mais comuns) ou generalizada.


Um fato muito importante a ser considerado é que, como falei ali em cima, o envelhecimento das articulações é natural e esperado. Por isso, se fizermos exames de imagem articulares (como raio-X, tomografia ou ressonância) em idosos algumas alterações são esperadas. Se o paciente não tiver dor ou limitações, estas alterações de exames não são um problema. O diagnóstico de osteoartrite deve ser feito por um médico de acordo com os sintomas do paciente, e não pelas imagens!


A osteoartrite é uma doença frequente e que tem potencial para trazer grandes limitações à vida. No entanto, a mensagem mais importante é que a OA é tratável e existe muito a ser feito! Procure um(a) reumatologista!

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page