A Reumatologia e as Mãos
Vocês já repararam no quanto as nossas mãos são fantásticas? A capacidade de fazer diversos movimentos diferentes, a força de preensão, a delicadeza da escrita, as unhas... São capacidades que passam despercebidas no nosso dia-a-dia, mas que quando perdidas tem um impacto gigante na funcionalidade e na qualidade de vida. Diversas doenças reumáticas colocam em cheque os movimentos das mãos, e é sobre isso que vamos falar hoje.
Se eu pudesse escolher apenas uma parte do corpo para examinar nos meus pacientes (graças a Deus não preciso – o exame físico completo na Reumatologia é essencial), com certeza seria as mãos. Elas podem trazer muitas informações. Cada doença tem sua particularidade e acomete a mão de um jeito diferente!
Já aconteceu mais de uma vez de um paciente entrar no consultório assustado após ver a mão de outro paciente na sala de espera, e me perguntar com medo: “ela tem a mesma doença que eu?”. Pois bem, agora vai a mensagem mais importante desse post: Não se assuste com fotos. As lesões/deformidades são PREVENÍVEIS com o tratamento correto e precoce da doença. O fato é que a Reumatologia evoluiu muito nos últimos 20-30 anos, muitos medicamentos novos excelentes foram desenvolvidos, e o prognóstico de quem é diagnosticado hoje é muito melhor do que há 20 anos atrás. Outra mensagem importante: o tratamento de qualquer doença nunca é exclusivamente medicamentoso. Fisioterapia, exercícios para as mãos e medidas de proteção articular (como você carrega suas compras? Quanto tempo passa dedilhando no celular? Faz crochê? Trabalha com computador?) também são importantíssimas para preservar as mãos belas, funcionais e saudáveis.
Você tem alguma doença Reumatológica que afetou as mãos? Conhece alguém que tem as mãos como alguma das fotos? Compartilhe sua experiência comigo nos comentários.
Gostou do post? Pode curtir, comentar e compartilhar à vontade!
Um beijo e até a próxima!